Ténis em destaque em Paris: Nadal, Serena, Mauresmo e Gauff brilharam na cerimónia de abertura dos Jogos

Por José Morgado - Julho 27, 2024

O ténis voltou esta sexta-feira a ocupar um lugar de destaque numa cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. As lendas Rafael Nadal, 22 títulos de Grand Slam (14 dos quais em Roland Garros, em Paris) e Serena Williams, 23 Majors, brilharam numa cerimónia que ainda contou com a  ex-número 1 do Mundo e diretora do torneio de Roland Garros, Amelie Mauresmo.

Esta é a terceira cerimónia seguida de Jogos Olímpicos em que o ténis tem uma posição tão destacada. Nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, Gustavo Kuerten entrou no Maracanã com chama olímpica. Já nos Jogos de Tóquio, há três anos, coube a Naomi Osaka a responsabilidade de acender a pira no estádio olímpico da capital japonesa.

 

Quatro tenistas tiveram a honra de carregar as bandeiras dos seus países durante o desfile dos atletas. Campeã do US Open e atual número 2 do mundo, Coco Gauff foi uma das indicadas pelos Estados Unidos, ao lado do astro LeBron James. Além dela, a ucraniana Elina Svitolina, o chileno Nicolas Jarry e a montenegrina Danka Kovinic também foram porta-bandeiras.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com