Taça Davis: eis as seleções que vão jogar o Grupo Mundial 1 e que podem estar no caminho de Portugal

Por José Morgado - Fevereiro 5, 2024
portugal-davis

Portugal foi derrotado no Playoff de qualificação para as Davis Cup Finals na Finlândia, por 3-1, e terá de voltar para o Grupo Mundial 1 da maior competição de seleções do Mundo, que volta a disputar-se em setembro. O processo volta a ser simples: Portugal precisa de vencer essa eliminatória para garantir uma vaga no Playoff de qualificação para as Finals de 2025, sendo que nesta altura já são conhecidas as 24 equipas que vão jogar essa etapa da prova em setembro.

Portugal deverá ser cabeça-de-série, pelo que evita as equipas mais fortes, ainda que o novo ranking da Taça Davis — que define os cabeças-de-série — ainda não esteja fechado. De qualquer das formas, deixamos aqui ao composição das equipas e o mais provável de lote de pré-designados, com as equipas não cabeças-de-série a serem as possíveis rivais de Portugal.

CABEÇAS-DE-SÉRIE DO GRUPO MUNDIAL 1*

Sérvia
Croácia
Cazaquistão
Suécia
Coreia do Sul
Colômbia
Hungria
Suíça
Portugal
Áustria
Bósnia
Israel

NÃO CABEÇAS-DE-SÉRIE DO GRUPO MUNDIAL 1* + possível local do confronto

Taiwan (sorteio)
Noruega (fora)
Japão (sorteio)
Peru (sorteio)
Ucrânia (casa)
Turquia (fora)
Dinamarca (fora)
Índia (sorteio)
Lituânia (casa)
Grécia (casa)
Egito (casa)
Polónia (fora)

Taça Davis: eis os resultados do Grupo Mundial 1, com vitórias de Tsitsipas e Thiem

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt