Chile resiste a jovem sensação peruana com reviravolta de Tabilo na ‘negra’

Por José Morgado - Fevereiro 5, 2024
chile

O Chile garantiu este domingo ao final da noite o regresso às Davis Cup Finals, ao resistir a um fabuloso dérbi sul-americano diante do Peru, por 3-2, em Santiago do Chile. O confronto disputado em piso rápido só ficou resolvido no quinto e decisivo encontro, depois de os peruanos até terem estado a liderar por 2-1 e perto de uma vitória que seria muito surpreendente face a uma geração chilena que promete lutar por altos voos.

O encontro que decidiu a eliminatória acabou por ser ganho pelo chileno Alejandro Tabilo, número 54 ATP e recentemente campeão do torneio de Auckland, que levou a melhor sobre a jovem sensação peruana Ignacio Buse, ex-top 10 mundial de juniores e atual 434.º ATP aos 19 anos, por 2-6, 6-3 e 6-2, no duelo que resolveu a eliminatória e levou à loucura o público que encheu completamente as bancadas e proporcionou um ambiente memorável.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt