Swiatek: quatro dados impressionantes sobre o título da polaca em Paris

Por José Morgado - Outubro 10, 2020

Iga Swiatek, de 19 anos, alcançou este sábado o seu primeiro título de Grand Slam, ao vencer esta edição bem especial de Roland Garros em 2020. A tenista polaca fez história pessoal, história para o seu país, mas também bateu uma série de registos da modalidade — e do torneio — que já duravam (alguns) há várias décadas. Tentámos fazer uma compilação dos mais impressionantes.

1– Com 19 anos, Iga Swiatek é a mais jovem campeã de Roland Garros desde Monica Seles, que venceu (o terceiro título!) em Paris com 18 anos em 1992;

2– Swiatek perdeu apenas 28 jogos rumo ao título em Paris. Ninguém perdia tão poucos desde a lendária Steffi Graff, que em 1988 — ano em que venceu todos os Majors e os Jogos Olímpicos — só perdeu 20.

3– A polaca não perdeu qualquer set rumo ao título em Paris. Não acontecia no torneio feminino desde que Justine Henin venceu a competição em 2007.

4– Swiatek venceu em Roland Garros o seu primeiro título no escalão principal do circuito. Nunca havia vencido sequer um WTA. Aconteceu o mesmo com Jelena Ostapenko, há três anos. As duas são as únicas não cabeças-de-série da história a ganhar a prova feminina.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com