Swiatek: «Ganhar Wimbledon é duplamente mais importante do que qualquer outro torneio»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 31, 2025
swiatek wimb25
Divulgação/Wimbledon

Iga Swiatek prepara-se para atacar mais uma edição das WTA Finals para fechar a temporada. A polaca já olha para 2025 em jeito de balanço e destaca um momento à frente de todos os outros.

“Tive a sorte de jogar várias finais WTA esta época, pelo que estou muito orgulhosa de mim mesma. Dá-me muita satisfação ter ficado no top 10 desde o início do ano e espero continuar assim. Tive muitos altos e baixos, a primeira parte da época foi muito complicada. Disputei muitas meias-finais, mas não ganhei nenhum título. Por outro lado, ganhei Wimbledon, que é duplamente mais importante do que qualquer outro torneio, então considero que esta temporada foi um êxito, embora ainda falte um torneio”, começou por afirmar.

Swiatek explicou ainda como está a abordar o último torneio do ano. “Encaro as WTA Finals com a mentalidade de que cada encontro é diferente. Vou tentar meter o foco em como quero começar cada encontro, subir a intensidade desde a primeira bola, é fundamental manter esse nível de concentração. Costumo entrar a ouvir música para ficar cheia de energia. Depois durante o encontro há muitos momentos em que há tempo para pensar, é a parte mais difícil. É preciso gerir os pensamentos e não deixar que a cabeça se distraia”, comentou.

Por outro lado, a número dois do Mundo ainda falou sobre uma lição que aprendeu. “Entendi que não se pode ganhar sempre, que se pode fazer um grande trabalho e mesmo assim perder, já que do outro lado da rede há outra grande jogadora. O êxito é simplesmente ser melhor do que ontem. O êxito também está em conseguir alguns objetivos que podem não ter nada a ver com o marcador final ou com ganhar, mas com todo o processo e com o facto de me tornar melhor jogadora”, rematou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt