Swiatek e a chuva de desistências: «A WTA fez disto uma loucura com as regras obrigatórias»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 29, 2025

A jornada de segunda-feira em Pequim ficou marcada pelo facto de 5 dos 12 encontros previstos terem acabado mais cedo devido a imprevistos. Ora, Iga Swiatek, que viu Camila Osório desistir lesionada depois de um primeiro set com 6-0 no marcador, não poupou as críticas à WTA.

“Estamos muito mais cansados na segunda parte da temporada. Infelizmente, a fase asiática é a mais difícil porque sentes que a temporada vai acabar rápido, mas precisas de te esforçar. Ainda não sei como vai ser a minha carreira daqui a um par de anos. Talvez tenha de escolher alguns torneios e saltá-los, mesmo que sejam obrigatórios. A WTA fez disto uma loucura com as regras obrigatórias”, começou por afirmar.

“É impossível encaixar tudo no calendário. Não há nenhuma jogadora de elite que consiga. Temos de ser inteligentes, não nos preocuparmos muito com as regras e só pensar no que é saudável para nós. É duro. A única coisa que posso fazer agora, depois de decidir que vou jogar todos os torneios obrigatórios, é cuidar do meu corpo e da minha recuperação”, rematou.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt