Swiatek cai aos pés de Ostapenko em duelo louco no Dubai e Svitolina também não evita adeus

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 16, 2022

As estrelas vão caindo no WTA 500 do Dubai. Agora foi a vez de Iga Swiatek, número nove mundial e sexta cabeça-de-série nos Emirados Árabes Unidos, dizer adeus depois de um encontro verdadeiramente louco com Jelena Ostapenko (21.ª). A letã sobreviveu a uma autêntica montanha russa para garantir um lugar nos quartos-de-final, onde fica à espera de Aryna Sabalenka ou Petra Kvitova.

Ostapenko precisou de 2h32 para fechar com os parciais 4-6, 6-1 e 7-6(4), num duelo que deu para tudo até se isolarmos apenas a terceira partida. É que Ostapenko chegou ao 5-3 e serviu para fechar o encontro, antes de Swiatek anular a desvantagem. No jogo de serviço seguinte, a polaca deixou fugir um 40-0 e salvou um match point, virando tudo do avesso, uma vez que somou mais um break e ficou a servir para fechar a 6-5. No entanto, Ostapenko ainda quebrou para forçar o tie-break, onde já não deu hipóteses.

Quem também ficou pelo caminho foi Elina Svitolina. A defender o estatuto de 10.ª cabeça-de-série, a número 15 do ranking WTA sentiu muitas dificuldades para acompanhar o ténis inspirado de Jil Teichmann (35.ª WTA) e acabou por ser eliminada em somente duas partidas. A suíça triunfou com os parciais 7-6(0) e 6-2, num encontro em que esteve sempre pressionante e no qual salvou os cinco pontos de break que enfrentou – todos no segundo set – rumo aos quartos-de-final. Segue-se Garbiñe Muguruza ou Veronika Kudermetova.

  • Categorias:
  • WTA
Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.