Swiatek alcança marca brutal que a coloca ao nível de Martina Hingis

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 23, 2023

O amplo domínio que Iga Swiatek tem alcançado no ténis feminino faz, por vezes, com que a idade da polaca passe para segundo plano e até seja esquecida. Mas a verdade é que a número um do Mundo tem apenas 21 anos e continua a alcançar registos impressionantes que a colocam na companhia de autênticas lendas da modalidade.

Tem dúvidas? Basta ver aquilo que Swiatek fez ao conquistar o WTA 500 de Estugarda, com uma ampla vitória sobre Aryna Sabalenka, por esta altura a número dois da hierarquia mundial feminina. Este foi o sexto título de Iga em terra batida, pelo que se tornou na mais jovem a festejar pelo menos seis troféus no pó de tijolo desde… Martina Hingis.

Em 2000, a lenda suíça chegou a esse número com o título em Hamburgo, ao passo que Swiatek completa o seu ramalhete até agora com Roland Garros (2020), Roma (2021), Estugarda, Roma e Roland Garros (2022) e agora Estugarda (2023). Resta agora saber o que fará desde já em Madrid, continuando a ser a favorita em todos os torneios de terra batida.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt