Svitolina perde grande batalha e Matilde Jorge também cai no Jamor

Por José Morgado - Abril 19, 2023
svitolina
FOTO: Sara Falcão/FPT

Elina Svitolina, antiga top 3 mundial, medalhada olímpica em Tóquio e uma das jogadoras mais relevantes da última década no circuito feminino — tem três títulos WTA 1000 e um nas WTA Finals –, foi eliminada esta quarta-feira na primeira ronda do Oeiras Ladies Open, um ITF W100 que é o torneio feminino mais importante no nosso país desde a extinção do quadro feminino do antigo Estoril Open, em 2014.

A ucraniana de 28 anos, a competir apenas no seu terceiro torneio após regressa da pausa de 13 meses para ser mãe (o filho nasceu a 15 de outubro do ano passado), Svitolina, atualmente fora do top 1000 WTA, ainda teve match point quando comandou por 6-2 e 5-4 no segundo set, mas acabou derrota pela dinamarquesa Clara Tauson, jovem de 20 anos que atualmente está fora do top 100 depois de alguns problemas físicos mas que com 18 anos já era top 40 mundial, por 2-6, 7-6(3) e 6-4, em 2h30, naquele que foi um dos melhores encontros da semana até ao momento.

Na segunda ronda de quinta-feira, Tauson, uma das favoritas ao título esta semana, tem encontro marcado com a francesa Margaux Rouvroy, qualifier que ocupa o 307.º posto WTA, que liderava por 6-2 e 2-0 quando a checa Linda Noskova, segunda cabeça-de-série e 52.ª WTA, desistiu com problemas físicos.

A jornada matinal feminina ficou ainda marcada pela eliminação da última portuguesa ainda em prova em singulares: Matilde Jorge,631.ª WTA, perdeu diante da mais cotada espanhola Nuria Parrizas Diaz, 80.ª do ranking mundial, por 6-2 e 6-2.

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt