Surpresa: Ons Jabeur também não vai aos Jogos Olímpicos

Por José Morgado - Junho 17, 2024

Ons Jabeur, número 10 do Mundo e uma das principais figuras do circuito feminino de ténis nos últimos anos, surpreendeu esta segunda-feira ao anunciar que não vai competir nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, disputados em Roland Garros, onde seria naturalmente uma das principais favoritas às medalhas. A tunisina de 28 anos chegou aos quartos-de-final em três das últimas quatro edições do torneio francês e esteve ano até esteve set acima nos ‘quartos’ diante de Coco Gauff.

“Após consultar a minha equipa médica, entendemos que a mudança de superfície iria colocar em causa o resto da minha temporada. Infelizmente, não poderei participar nos Jogos Olímpicos. Sempre adorei representar o meu país, mas tenho de ouvir o meu corpo”, revelou a melhor tenista árabe nas redes sociais, antes de desejar boa sorte a todos os atletas tunisinos que vão competir na capital francesa nas mais diversas modalidades.

A decisão tem um impacto grande para o desporto tunisino, uma vez que o país só tem 15 medalhas na história em Jogos Olímpicos. Em Tóquio’2020, por exemplo, só conquistaram duas e Jabeur seria seguramente uma das principais esperanças.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt