Sousa bate top 40 (que também é top 30) pela 1.ª vez em 2016 e avança no Mónaco
Firme, seguro e inteligente. João Sousa, número um português e 34.º colocado ATP, garantiu esta terça-feira um lugar na segunda ronda do Masters 1000 de Monte Carlo, ao bater o gigante Ivo Karlovic, por 6-3 e 7-6(4), repetindo o resultado alcançado há duas semanas no Miami Open, onde também alcançou o lote dos 32 melhores de um evento da categoria principal do circuito masculino logo após os torneios do Grand Slam.
Num encontro difícil, tal como seria de esperar tendo em conta as caraterísticas do atual número 30 ATP, Sousa precisou de se manter especialmente concentrado nos momentos importantes e foi capaz de superar um início complicado, com o croata a dispor de cinco pontos de break nos dois primeiros jogos de resposta.
Depois de vencer o primeiro set após quebrar o croata no sexto jogo, Sousa foi capaz de transportar o ascendente para um segundo set onde foi sempre superior. Forçado ao tie-break, o vimaranense mostrou calma e cabeça em cada ponto, conseguindo um triunfo muito importante para a sua confiança.
Esta quarta-feira, João Sousa tem encontro marcado na segunda ronda de Monte Carlo com o francês Benoit Paire, número 22 mundial, naquele que será o terceiro encontro de carreira entre ambos. O confronto direto encontra-se empatado 1-1, com Sousa a ter triunfado da última vez que mediram forças, na segunda ronda do ATP 250 de Valência, com o “Conquistador”… ganhou.