Sinner pode atacar segundo lugar de Alcaraz no ranking nas próximas semanas
Jannik Sinner arrancou 2024 a voar e ainda não sabe o que é perder, ao conquistar o Australian Open e o ATP 500 de Roterdão. Em sentido contrário, Carlos Alcaraz parece ainda não ter ligado o motor verdadeiramente e desiludiu tanto em Melbourne, onde perdeu nos ‘quartos’, como no ATP 250 de Buenos Aires, caindo frente a Nicolas Jarry nas ‘meias’ como campeão em título.
Ora, há implicações claras para os dois em termos de ranking. Por um lado, Sinner vai estrear-se no terceiro lugar da hierarquia mundial masculina. Por outro, Alcaraz vê ficar mais difícil o objetivo de tirar Novak Djokovic do topo e tem de se preocupar, isso sim, com a ameaça do rival italiano nas próximas semanas. É que a diferença vai passar a ser de 835 pontos e os próximos torneios trazem maior peso para o espanhol.
Basta ver que Alcaraz defende já o ‘vice’ no Rio de Janeiro (300 pontos), bem como o troféu em Indian Wells (1000) e as meias-finais de Miami (360). No total são 1.660 pontos que tem para defender, ao passo que Sinner tem exatamente menos 700 a sair do seu total. São 960 que se distribuem pelas ‘meias’ de Indian Wells (360) e pela final de Miami (600). Será que vai haver troca no pódio em breve?
Leia também:
- — Sinner continua intratável, conquista Roterdão e sobe a número 3 ATP
- — Alcaraz: «Esta é uma derrota que me dói bastante»
- — Esquerda a uma mão vai desaparecer do top 10 ATP pela primeira vez na história