Alcaraz: «Esta é uma derrota que me dói bastante»

Por José Morgado - Fevereiro 18, 2024
alcaraz-buenos

Carlos Alcaraz, número dois do Mundo e campeão em título no ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, foi derrotado este sábado nas meias-finais pelo chileno Nicolas Jarry e no final do encontro assumiu o desapontamento e vontade de melhorar perante um resultado que não está à altura do seu estatuto.

“É uma derrota dura para mim e que me dói bastante. Há muitas coisas a melhorar. O nível tem de subir. Joguei bom ténis, mas muito longe do meu nível real. Estou bem fisicamente, preparei-me bem, mas há que preparar melhor os encontros e fazer melhor”, confessou o espanhol, bastante auto-crítico com a sua prestação.

Alcaraz assume que nem sempre é fácil lidar com as expetativas. “Gera-se sempre grande expectativa em todos os torneios em que estou e as pessoas acham que tenho de ganhar sempre, mas as coisas não são assim. Há muitos jogadores com grande nível em todos os torneios e estas coisas podem acontecer”.

O espanhol fala na necessidade de estar mais focado e no facto de nunca ter estado confortável ao longo da semana. “Ainda não melhorei os meus níveis de foco em relação a 2023. Tenho de tentar concentrar melhor a minha energia. É algo a trabalha. Nunca me senti cómodo esta semana. Foi um torneio complicado. Não jogava em terra batida há muito tempo e defrontei jogadores que me deixaram desconfortável”.

Jarry dá show e deixa Alcaraz em estado de choque rumo à final de Buenos Aires

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt