Shelton encanta e está nas meias-finais do US Open

Por José Morgado - Setembro 6, 2023

Ben Shelton, de apenas 20 anos mas já apontado como um talento geracional do ténis norte-americano, confirmou esta terça-feira ao final da noite aquilo que sido uma quinzena de sonho para si e para a sua carreira, ao qualificar-se para as meias-finais do US Open. É o seu melhor resultado de carreira em torneios de Grand Slam, naquela que é apenas a sua quinta (!) participação em Majors. Shelton, recorde-se, é profissional somente desde o verão de 2022, semanas depois de vencer o título de singulares da NCAA.

Num duelo de sessão noturna que foi espetacular mas nem sempre bem jogado ao mesmo tempo pelos dois jogadores, Shelton, número 47 do Mundo mas que vai fazer a sua estreia no top 20 após o US Open, derrotou o compatriota Frances Tiafoe, número 10 ATP e semifinalista em 2022, por 6-2, 3-6, 7-6(7), 6-2, em ligeiramente mais do que três horas, num encontro marcado por um terceiro ser caótico, que teve seis breaks e um tie-break de loucos, que acabou por decidir o encontro.

Shelton vai desafiar Novak Djokovic, futuro número um do Mundo e vencedor de 23 títulos de Grand Slam, nas meias-finais de sexta-feira.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt