Shapovalov qualifica-se para uma das maiores finais da carreira em Viena

Por José Morgado - Outubro 29, 2022

Denis Shapovalov, número 19 do Mundo, parece mesmo ter ‘guardado’ o seu melhor ténis para a reta final do ano, como de resto tem acontecido muitas vezes ao longo dos últimos anos. O canadiano de 23 anos apurou-se este sábado para a final do ATP 500 de Viena, a sua primeira em torneios desta categoria e apenas superada pela final do ATP Masters 1000 de Paris, em 2019, numa edição em que nem disputou a meia-final.

O esquerdino derrotou nas meias-finais do torneio austríaco o croata Borna Coric, número 27 ATP, por 7-6(4) e 6-0, num encontro em que venceu um primeiro set duríssimo e acabou por beneficiar das evidentes dificuldades físicas do croata — que jogou três encontros muito longos — no segundo set para se apurar para a final sem sobressaltos.

Agora, vai defrontar o russo Daniil Medvedev, quarto ATP, pela sexta vez, em busca do maior título da sua vida.  Shapovalov venceu os dois primeiros encontros diante de Medvedev, mas perdeu os três seguintes…

Medvedev faz de Dimitrov uma presa fácil em Viena e marca lugar na final

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt