Shapovalov despacha semifinalista de 2019 e joga ‘quartos’ em Wimbledon pela primeira vez

Por José Morgado - Julho 5, 2021
shapovalov

Denis Shapovalov, canadiano de 22 anos que ocupa o 12.º posto do ranking mundial e venceu o torneio de juniores em Wimbledon na temporada de 2016, garantiu esta segunda-feira a passagem aos quartos-de-final da prova dos ‘crescidos’ pela primeira vez na sua vida, igualando — para já — o seu melhor resultado de carreira em torneios de Grand Slam: os quartos-de-final do US Open 2020.

O jovem que na ronda anterior havia despachado Andy Murray fez agora exatamente o mesmo com o espanhol Roberto Bautista Agut, semifinalista deste torneio na última edição, em 2019, por 6-1, 6-3 e 7-5, em pouco mais de duas horas, confirmando também que vai reentrar no top 10, depois de ter estado lá apenas durante uma semana, em setembro de 2020.

Shapovalov vai defrontar nos ‘quartos’ o russo Karen Khachanov, ex-top 10 ATP, num duelo que constituiu uma grande oportunidade para ambos atingirem a primeira meia-final em Majors.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt