Shang derrota Nishikori em Chengdu e Wong faz história para Hong Kong em Hangzhou

Por José Morgado - Setembro 19, 2024
wong

A ‘digressão’ do circuito ATP pela Ásia arranca esta semana com dois ATP 250 de elenco modesto, mas nem por isso temos deixado de ter… grandes histórias quer em Chengdu, quer em Hangzhou, palco dos dois torneios que abre esta pequena ’tour’!

Em Chengdu, as grandes estrelas foram… dois jovens locais! Jerry Shang, tenista de 20 anos que é um dos principais valores do ténis mundial da sua faixa etária, derrotou Kei Nishikori, ex-top 5 que tem jogado bem nos últimos meses e meteu-se rapidamente à porta do top 200 ATP após ter estado quase três anos parado, por 6-4 e 6-4, num encontro de grande qualidade. Também o local Yi Zhou, jovem de apenas 19 anos que está fora do top 500, brilhou ao alcançar a sua primeira vitória ATP da carreira. Liderava por 2-6, 6-1 e 3-1 diante do taiwanês Jason Tseng quando o antigo líder mundial de juniores… desistiu.

Em Hangzhou, a principal história foi protagonizada por Coleman Wong, que aos 20 anos se tornou no primeiro tenista de Hong Kong desde 1972 (!) a ganhar um encontro ATP. Foi um triunfo agridoce, uma vez que liderava por 6-3 quando Wu Yibing, antigo menino-prodígio chinês que em 2023 se tornou no primeiro tenista do seu (gigante) país a vencer um torneio ATP (Dallas), teve de desistir devido a uma lesão nas costas. Wu, natural precisamente de Hangzhou, despediu-se do court em lágrimas…

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com