Sania Mirza retira-se do ténis: «Foi aqui que tudo começou com a Serena»

Por José Morgado - Janeiro 27, 2023
sania

Sania Mirza, lendária tenista indiana de 36 anos que revolucionou por completo a forma como os indianos passaram a olhar para as desportistas femininas, despediu-se esta sexta-feira dos torneios de Grand Slam com uma derrota na final de pares mistos do Australian Open, ao lado de Rohan Bopanna e diante da dupla brasileira Rafael Matos e Luísa Stefani, que fizeram história para o país irmão.

A indiana despede-se do ténis com seis títulos de Grand Slam — três em pares femininos e outros três em mistos –, tendo sido igualmente líder mundial de pares. Em singulares foi top 30 WTA, tendo saltado para a ribalta em 2005, quando com apenas 18 anos defrontou Serena Williams na terceira ronda… do Australian Open, precisamente. Esse momento foi relembrado precisamente durante o discurso de Mirza após a final.

“Ainda vou jogar alguns torneios (vai despedir-se no WTA 1000 do Dubai), mas não havia melhor sítio para terminar a minha carreira em Grand Slams. Neste court, onde defrontei a Serena. Obrigado por me fazerem sentir em casa”, disparou Mirza, entre lágrimas.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt