Sabalenka: «Quis provar a mim mesma que aprendi a lição»

Por José Morgado - Agosto 30, 2025
Sabalenka

Aryna Sabalenka continua firme na defesa do título do US Open. A número um mundial superou Leylah Fernández na terceira ronda do Grand Slam norte-americano (6-3, 7-6[2]) e conseguiu assim vingar a derrota sofrida frente à canadiana no mesmo torneio em 2021. Desde então, a bielorrussa conquistou três títulos do Grand Slam e consolidou um estilo de jogo mais sólido e consistente.

Na conferência de imprensa, Sabalenka realçou a importância desta vitória e o processo de crescimento mental que tem vivido nos últimos anos: “Foi um encontro difícil, mas quis provar a mim própria que aprendi a lição. Estou a aprender muitas coisas e todas elas me tornam mais forte”, afirmou.

Um dos aspetos que mais se destaca no seu percurso recente é a capacidade de decidir em tie-breaks — já soma 18 consecutivos vencidos. Sobre isso, explicou: “Quando chego a esse momento, sei que não há tempo para dúvidas. Tenho de confiar no meu jogo, ser agressiva e manter o plano”.

Sabalenka não deixou de elogiar a adversária: “A Leylah jogou um ténis incrível, é uma rival difícil e está claramente a melhorar”.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com