Rybakina bate Pegula em Miami e está a um triunfo do Sunshine Double

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 31, 2023

Elena Rybakina está cada vez mais perto de se juntar ao clube exclusivo de jogadoras que conquistaram o Sunshine Double. A cazaque, número sete do ranking WTA, apurou-se para a final do Miami Open, isto depois de ter vencido o torneio de Indian Wells, ao resistir a um duelo que foi uma autêntica montanha russa… castigada pela chuva também.

Com Jessica Pegula (3.ª) pela frente, Rybakina venceu com os parciais 7-6(3) e 6-4, num encontro em que a norte-americana desperdiçou uma série de oportunidades para mudar a história dos acontecimentos. Basta ver que teve um break de vantagem por três vezes na primeira partida, tendo servido para fechar o parcial em duas ocasiões, ao passo que comandou com um break à maior por duas vezes no segundo set. Teve mesmo 4-2 na mão, mas perdeu quatro jogos seguidos e disse adeus às suas esperanças.

Com mais do que dez ases pelo quinto encontro seguido — Serena Williams foi a última a fazê-lo no mesmo torneio em 2016 –, Rybakina espera agora por Sorana Cirstea ou Petra Kvitova para saber quem será a sua adversária: caso conquiste o título, junta-se a Steffi Graf (1994 e 1996), Kim Clijsters (2005), Victoria Azarenka (2016) e Iga Swiatek (2022) como as únicas a vencer Indian Wells e Miami no mesmo ano.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt