Alcaraz joga muito, despacha Fritz e regressa às meias-finais de Miami

Por José Morgado - Março 31, 2023
alcaraz-miami-qf

Cada vez mais perto do Sunshine Double e… sem perder sets. Carlos Alcaraz, número um mundial e campeão em título do ATP Masters 1000 de Miami, nos Estados Unidos, garantiu esta quinta-feira o regresso às meias-finais do maior torneio de ténis da Florida, onde procura tornar-se no mais jovem tenista de sempre a vencer Indian Wells e Miami na mesma temporada. O espanhol melhora para 18-1 em 2023 — só perdeu a final do ATP 500 do Rio de Janeiro, lesionado — e está a duas vitórias de manter a liderança do ranking mundial, ameaçada pelo ausente Novak Djokovic.

O espanhol, em busca de um quarto título Masters 1000 um ano depois do primeiro, derrotou nos quartos-de-final o número um norte-americano Taylor Fritz, 10.º colocado do ranking ATP, por 6-4 e 6-2, num duelo de 1h20 que se esperava difícil, mas onde em muitos momentos Alcaraz voltou a parecer que jogava uma modalidade… distinta. Com winners para todos os gostos, o espanhol dominou a seu belo prazer, mantendo-se invicto diante de jogadores do top 10 (3-0) em 2023.

Alcaraz vai reencontrar nas meias-finais o italiano Jannik Sinner, de 21 anos e 11.º ATP, nas meias-finais. Comanda o confronto direto por 3-2 e venceu-o precisamente nas meias-finais de Indian Wells, há duas semanas, por 7-6(5) e 6-3.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt