Ruud, Tsitsipas e Djokovic podem sair do Australian Open no topo do ranking ATP
Carlos Alcaraz protagonizou a notícia mais surpreendente da semana, ao anunciar que desistiu do Australian Open devido a uma lesão que sofreu durante esta pré-temporada. O número um do Mundo sofre um duro revés no arranque desta época, sendo que pode mesmo significar a queda da liderança do ranking ATP. É que há três tenistas que passam a ter a mira apontada ao posto de número um em Melbourne.
O único que pode lá chegar sem conquistar o título é Casper Ruud. O atual numero três da hierarquia mundial masculina pode precisar ‘apenas’ de chegar à final do Happy Slam, sendo que há uma condição para que isso seja suficiente: não pode perder o título para Stefanos Tsitsipas ou Novak Djokovic. Esses são os outros dois candidatos à liderança do ranking ATP, necessitando de se sagrarem campeões no Australian Open, sem importar quem derrotem pelo caminho.
Nota ainda para o facto de Rafael Nadal, que é o número dois do Mundo atualmente, não ter possibilidades de subir ao trono, tendo em conta que defende os dois mil pontos referentes ao título conquistado na temporada passada.