Ruud mantém dinâmica em Monte Carlo e afasta adversário de má memória

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 12, 2023

Embalado pela conquista do Millennium Estoril Open, Casper Ruud voltou esta quarta-feira à competição e somou a sua quinta vitória consecutiva, agora para garantir uma vaga nos oitavos-de-final do Masters 1000 de Monte Carlo. O norueguês, número quatro do Mundo, teve, no entanto, de suar muito para ultrapassar um adversário de má memória que já o derrotou por três vezes, uma delas esta temporada.

Falamos de Botic van de Zandschulp (31.º), que foi vergado em dois sets mas apenas ao cabo de mais de 2h15 de encontro. Ruud resistiu com os parciais 7-5 e 7-6(x), que mostram bem a dureza de tudo o que se foi passando. No primeiro set, houve uma troca de breaks, até que o nórdico fez o 6-5 e ainda salvou mais um break point antes de fechar. Já no segundo parcial, entrou logo com uma quebra, antes de Van de Zandschulp disparar para 4-1.

Ruud reagiu e recuperou, antes de salvar um set point para fazer, na altura, o 5-5. O norueguês fez um break para 6-5, mas voltou a ser quebrado para ser preciso um tie-break para concluir um segundo parcial louco. Aí já não abanou e arrasou com o 7-1 para marcar duelo com Jan-Lennard Struff, que despachou Alex de Minaur, por 6-3 e 6-2.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt