Ruud joga primeira final de Grand Slam em Roland Garros contra o seu ídolo Nadal

Por José Morgado - Junho 3, 2022

Casper Ruud, de 23 anos e oitavo colocado do ranking ATP, garantiu esta sexta-feira a mais importante e especial vitória da sua carreira para se qualificar para a final de um torneio de Grand Slam pela primeira vez na sua vida — e logo em Roland Garros diante do seu ídolo de infância (e dono da Academia onde passa boa parte do seu ano), Rafael Nadal, 13 vezes vencedor da competição.

Nas meias-finais, Ruud derrotou o mais experiente Marin Cilic, 23.º ATP, de 33 anos e à procura de completar o Grand Slam de finais (estava a jogar nas ‘meias’ em Paris pela primeira vez), por 3-6, 6-4, 6-2 e 6-2, num encontro que se resolveu em ligeiramente menos de três horas e que chegou a ser interrompido por uma ativista ambiental durante cerca de 10 minutos. Cilic começou melhor e dominou por completo o primeiro set, mas caiu na sua própria espiral de erros não-forçados diante de um rival demasiado consistente para que isso lhe pudesse acontecer.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/rolandgarros/status/1532818922755563523

Nadal e Ruud, que terão treinado dezenas de vezes ao longo das respetivas carreiras — em Maiorca e pelo Mundo — vão defrontar-se oficialmente… pela primeira vez. Nadal busca o 22.º título do Grand Slam para aumentar o seu recorde, ao passo que Ruud quer o primeiro!

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com