Ruud: «Federer merece todas as ovações que continua a receber»

Por José Morgado - Setembro 29, 2021

Casper Ruud, número 10 do Mundo e jogador da Academia de Rafael Nadal, teceu esta terça-feira importantes elogios a Roger Federer, de 40 anos e atualmente de novo afastado da modalidade devido a uma terceira operação ao joelho direito. O suíço marcou presença na Laver Cup onde foi a estrela principal mesmo sem jogar e o norueguês acha que isso é perfeitamente normal…

Acho que estava com 3-1 no primeiro set, eu estava quase a sofrer e o break e mostraram o Roger no ecrã gigante. Toda a gente ficou louca. Ele merece aquele barulho das bancadas e eu até fiquei arrepiado com aquela reação. Eu estava descontraído, mas perante aquilo fiquei emocionado e é impossível não sentirmos algo diferente. Como já disse, é algo que me deixou arrepiado. Para mim, a Laver Cup em geral foi uma experiência muito divertida e fiquei muito feliz de ver o Roger de volta a um estádio. Embora ele não tenha jogado, ainda é uma parte muito importante do Mundo do ténis e deste evento. Ele é uma daquelas pessoas que começou tudo e permitiu que pudéssemos viver certas coisas que vivemos hoje. Ele merece cada aplauso e cada ovação de pé que continua a receber”, assume Ruud.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com