Ruud e o que sentiu ao ver Federer pela primeira vez: «Quando ele entra numa sala, todos se calam»

Por José Morgado - Novembro 30, 2020

Casper Ruud, jovem norueguês de 21 anos que vez em 2020 a melhor época da sua carreira, entrando no top 30 ATP, tem uma ligação muito próxima a Rafael Nadal, uma vez que treina na sua academia, mas não esconde ter ficado particularmente impressionado na primeira vez em que viu Roger Federer ao vivo.

“Ainda era júnior e foi no Australian Open. Lembro-me perfeitamente. Eu estava no refeitório dos jogadores e assim que ele entrou todos se calaram. É isso que acontece. Todos pararam para cumprimentá-lo com enorme respeito. É como se todos sintam a presença de uma lenda entre eles”, confessou em entrevista ao canal TV2 da Noruega.

Ruud lembrou ainda o duelo entre ambos, na terceira ronda de Roland Garros em 2019. “Quando vais defrontar aquele que é o melhor da história, é evidente que tens de sentir alguns nervos. Cada vez que fechava os olhos, passavam-me mil coisas pela cabeça. Foi muito difícil dormir na noite anterior”, admitiu.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt