Rune agiganta-se a Djokovic e conquista primeiro Masters da carreira em Paris-Bercy

Por José Morgado - Novembro 6, 2022

Holger Rune, jovem dinamarquês de apenas 19 anos que tem sido uma das figuras da temporada — em especial dos últimos meses –, cometeu este domingo a proeza de conquistar o primeiro título Masters 1000 da sua carreira, ao sagrar-se campeão do Paris Rolex Masters, em Bercy, às custas de nada mais, nada menos do que Novak Djokovic, o maior campeão da história do torneio.

Numa final de grande nível — especialmente o terceiro set, que foi fabuloso –, Rune, (ainda) número 18 do Mundo, derrotou o sérvio de 35 anos, ex-líder mundial e atual sétimo colocado, por 3-6, 6-3 e 7-5, numa batalha de 2h40 na qual conseguiu impor o seu ténis agressivo, com muita coragem, mesmo perante todas as dificuldades, mostrando uma impressionante força mental depois de sair de um primeiro set em que foi totalmente dominado…

Rune torna-se no primeiro jogador da história a vencer cinco top 10 seguidos num torneio do circuito regular (sem contar com as ATP Finals) e vai entrar no top 10 mundial pela primeira vez na sua carreira, ficando à porta das ATP Finals — será o primeiro suplente.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt