Rublev salva três match points e vira sobre Auger-Aliassime rumo aos ‘quartos’ em Roterdão

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 15, 2024

Numa batalha emocionante que acabou já depois da meia-noite, Andrey Rublev deu a volta a Felix Auger-Aliassime para regressar aos quartos-de-final do ATP 500 de Roterdão. Esperava-se um grande duelo e as duas estrelas em nada dececionaram, com o número cinco do ranking mundial a precisar de usar um truque de magia para sair de um 0-40 a servir com 4-5 no terceiro set para vingar a derrota que sofreu com o canadiano nas ‘meias’ de 2022.

Rublev bateu o agora 28.º do ranking com os parciais 3-6, 7-6(6) e 7-5, ao cabo de 2h36, um desfecho que certamente vai doer muito ao canadiano. Auger-Aliassime procurava a sua melhor vitória desde que tinha superado Rafael Nadal nas ATP Finals de 2022 e parecia lançado para isso depois de chegar ao tie-break do segundo parcial sem um único break point enfrentado e a voar no serviço.

Leia também:

 

Nesse desempate, Rublev mostrou a sua renovada força mental para forçar a terceira partida e lançar a dúvida… e a emoção. Auger-Aliassime enfrentou logo três break points mas resistiu, antes de criar três a seu favor, os tais três match points a 0-40 quando vencia por 5-4. Não aproveitou nenhum e não voltou a fechar um jogo, vendo consumada a derrota. Assim, Rublev marca duelo com Alex de Minaur por uma vaga nas meias-finais, com o seu quarto triunfo em cinco duelos com Felix.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt