Rublev resiste a Shapovalov em maratona louca e memorável a caminho dos ‘oitavos’

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 3, 2022

Várias vezes parece que falta ‘um bocadinho assim’ a Andrey Rublev para sair por cima das mais duras batalhas. A verdade é que o russo descobriu esse ‘bocadinho’ contra Denis Shapovalov para resistir a uma louca e memorável maratona de mais de pouco mais de quatro horas a caminho dos oitavos-de-final do US Open.

Num duelo de alta voltagem, o 9.º cabeça-de-série sobreviveu com os parciais 6-4, 2-6, 6-7(3), 6-4 e 7-6(10-7), garantindo um lugar na segunda semana de um torneio do Grand Slam pela oitava vez em vinte tentativas. No que diz respeito ao US Open, é a quarta vez, sendo que em duas das anteriores alcançou os quartos-de-final.

Ainda assim, note-se que a vida de Rublev podia ter ficado resolvido de forma mais simples. O russo serviu a 5-4 no quinto set e teve um 40-15 na mão, antes de desperdiçar mais um match point nas vantangens. Rublev tratou do assunto no super tie-break e derrubou um Shapovalov que acumulou 75 winners e 72 erros não forçados, contra o registo 38-37 do russo.

O adversário que se segue é Cameron Norrie, que continua a mostrar o porquê de ser um dos tenistas mais sólidos da atualidade. Desta feita, o número nove do ranking ATP descomplicou a tarefa com o jovem Holger Rune (33.º), ao precisar de apenas três sets para resolver a questão. O britânico triunfou por 7-5, 6-4 e 6-1, garantindo um lugar na segunda semana do US Open pela primeira vez na carreira. Se conseguir mais uma vitória garante a ultrapassagem a… Novak Djokovic.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.