Roxadustat: o que faz a substância que foi encontrada no sangue de Halep?

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 21, 2022

O Mundo do ténis ficou em choque ao saber que Simona Halep está suspensa provisoriamente pela ITF depois de ter acusado positivo num teste antidoping realizado durante o US Open. A antiga número um do Mundo garante que está inocente e que a dose encontrada no seu sangue é incrivelmente reduzida, mas a verdade é que terá de provar a sua defesa se quiser continuar a jogar ténis nos próximos tempos.

Ora, a substância em causa dá pelo nome de roxadustat. Parece quase um palavrão, mas é algo que está efetivamente proibido pelas agências antidopagem. Ora, trata-se de um medicamento utilizado para combater anemias, bem como doenças crónicas renais, sendo que se engloba no grupo da EPO, juntamente com o meldonium, que ‘tramou’ Maria Sharapova. O seu efeito está relacionado com o estímulo de produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos, o que faz com que a resistência dessa pessoa seja maior.

É fácil entender o porquê de a substância estar banida, sendo que o que se segue para Simona Halep é provar que está inocente, num processo que se avizinha muito complicado para a romena.

CHOQUE! Simona Halep suspensa por ser apanhada num controlo antidoping

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt