Roger Federer e Andreas Seppi protagonizam final em Halle
Roger Federer continua a ser bem sucedido em Halle. O veterano suíço de 33 anos carimbou este sábado o passaporte para a sua 10.ª final no Gerry Weber Open, somando igualmente a sua 50.ª vitória no torneio alemão, que pertence à categoria ATP 500 e é dotado de quase dois milhões de euros em prémios monetários. Esta é ainda a 130.ª final da carreira do helvético.
Num encontro muito equilibrado, pautado pelos jogos de serviço de cada jogador, Federer impôs-se perante o gigante croata Ivo Karlovic, número 27 mundial, pelos parciais de 7-6(3) e 7-6(4), em 1H28. Depois de ter batido o seu recorde pessoal de ases frente a Tomas Berdych na ronda anterior, disparando 45 serviços sem resposta, o croata acabou por ceder na ponta final de ambas as partidas, registando hoje 20 ases.
“Foi um encontro duro. Estava difícil de antecipar a direção dos serviços dele durante a partida inaugural mas no segundo set foi bastante melhor. A nível físico é relativamente fácil, mas mentalmente é muito complicado”, comentou Federer em conferência de imprensa.
Na final, Roger Federer terá pela frente o italiano Andreas Seppi, ex-top 20 mundial e atualmente colocado no 45.º posto ATP. Nas meias-finais, o jogador transalpino beneficiou da desistência do japonês Kei Nishikori, número cinco do Mundo, que foi vítima de uma lesão no gémeo esquerdo.
Esta é a oitava final de Andreas Seppi no circuito profissional, segunda de 2015, depois de ter sido finalista derrotado no torneio de Zagreb, na Croácia, em fevereiro. O italiano, que procura o seu primeiro título ATP desde 2012, encontra-se em desvantagem diante de Federer por claros 11-1, tendo apenas ganho no Open da Austrália deste ano, num embate alusivo à terceira ronda.