Rocha soma 11.ª vitória seguida em 55 minutos e Faria também está nos ‘quartos’

Por José Morgado - Novembro 23, 2023
Henrique Rocha of Portugal, plays against Mate Valkusz of Hungary, during the QUALIFYING of the Millennium Estoril Open tournament at CTE- Clube de Ténis do Estoril .

Henrique Rocha, de 19 anos, continua a viver um momento de forma incrível e a alimentar o sonho legítimo da estreia em torneios de Grand Slam já neste Australian Open 2024. O jovem da Maia, que treina no Centro de Alto Rendimento do Jamor, qualificou-se esta quinta-feira para os quartos-de-final do segundo ITF M25 de Vale do Lobo, no Algarve. É a 11.ª vitória seguida do português, que vem de títulos no Nacional Absoluto e no primeiro ITF de Vale do Lobo, e também a sua 19.ª vitória nos últimos 21 encontros.

Na segunda ronda da prova algarvia, Rocha, 277.º ATP mas com garantia de entrada no top 250 depois destas boas semanas a sul, derrotou de forma arrasadora o qualifier italiano Marco Berti, de 18 anos e sem ranking mundial, por 6-0 e 6-1, em 55 minutos. Marca duelo nos ‘quartos’ com o alemão Leopold Zima, 1077.º ATP.

Igualmente nos ‘quartos’ está o vice-campeão nacional e parceiro de treinos de Rocha no Jamor, Jaime Faria. O lisboeta de 20 anos, 418.º ATP, virou para bater o suíço (que reside em Portugal) Patrick Schoen, 1245.º ATP, por 5-7, 6-3 e 6-2, em 2h24. Marca duelo com o britânico Paul Jubb (894.º ATP mas antigo top 200, que esteve seis meses afastado da competição).

João Domingues e Rodrigo Fernandes foram, em sentido inverso, eliminados na segunda ronda do torneio.

 

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt