REVELADO. Gael Monfils vem ao Millennium Estoril Open

Por José Morgado - 12 Fevereiro, 2019

Gael Monfils, antigo top 10 mundial, é o quinto nome confirmado para o Millennium Estoril Open de 2019. O francês de 32 anos, um dos jogadores de culto do ténis mundial pela sua espetacularidade de atleticismo, junta-se na lista de tenista confirmados a João Sousa, campeão em título, Kevin Anderson, top 5 mundial (por enquanto) e ainda Stefanos Tsitsipas e Alex De Minaur, duas das estrelas na nova geração.

Atual 33.º do ranking mundial (já ocupou o top 20 por 331 semanas e chegou a ser sexto em 2016), o acrobático Gael Monfils é mesmo um dos mais populares tenistas do planeta e será seguramente uma das principais atrações da quinta edição do Millennium Estoril Open. Apontado desde a juventude como o legítimo sucessor do antigo campeão francês Yannick Noah, Gael Monfils é o jogador fisicamente mais espetacular do circuito masculino, tendo herdado os genes atléticos (1,93m, 83kg) do seu pai Rufin – um antigo profissional de futebol, em França, que nasceu na ilha de Guadalupe (também a sua mãe Sylvette tem origens insulares, já que é natural da Martinica).

No plano curricular, Gael Monfils ganhou o seu primeiro título do ATP Tour ainda teenager em Sopot, no ano de 2005. No total, apresenta sete troféus de singulares em 28 finais e tem sempre jogado pelo menos uma final e derrotado um adversário do top 10 desde essa época da sua eclosão no circuito profissional, em 2005. Na passada semana atingiu as meias-finais do torneio do ATP Tour realizado em Sofia, na Bulgária, perdendo apenas para o futuro campeão Daniil Medvedev depois de derrotar Stefanos Tsitsipas nos quartos-de-final. Já bateu os dois melhores tenistas de todos os tempos: Roger Federer (quatro vezes) e Rafael Nadal (duas).

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.