QUE LOUCURA. Nuno Borges só caiu após mais de quatro horas e quase às duas da manhã no US Open

Por José Morgado - Agosto 29, 2025

Nuno Borges, número um nacional e 41.º colocado do ranking ATP, despediu-se esta quinta-feira ao final da noite do quadro de singulares do US Open, ao perder na segunda ronda do último Grand Slam do ano, em plena sessão noturna do Arthur Ashe Stadium e apesar de uma exibição fantástica num encontro épico!

O maiato de 28 anos, que em 2024 tinha chegado aos oitavos-de-final deste torneio, caiu de pé diante do norte-americano Tommy Paul, número 14 do Mundo, antigo top 10 e uma das principais estrelas do ténis local, por 7-6(6), 6-3, 5-7, 5-7 e 7-5, em 4h25 de um encontro que terminou muito perto das duas da manhã em Nova Iorque. Borges salvou dois match points que evitaram uma derrota em quatro sets, recuperou de 0-3 abaixo na quinta partida e teve muitas chances para passar para a frente do encontro e depois para forçar um tiebreak decisivo, mas acabou vergado na reta final e com um match point… inacreditável.

Borges despede-se do US Open em singulares na segunda ronda, vai perder 150 pontos e sair do top 50 pela primeira vez em 14 meses, mas deverá reentrar em breve, uma vez que não defende um único ponto até ao final de 2025 (esteve lesionado nesta fase de 2024). O maiato segue no quadro de pares, ao lado do francês Arthur Rinderknech.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com