Próximo presidente da ITF vai ser eleito… em Lisboa

Por José Morgado - Agosto 16, 2018

O próximo presidente da Federação Internacional de Ténis (ITF) será eleito durante a Assembleia Geral que será realizada em Lisboa, em setembro de 2019. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral Anual da ITF, que está reunida, em Orlando (Estados Unidos).

Trata-se do maior evento de sempre a realizar no nosso país por parte da entidade máxima que dirige o ténis a nível mundial e que agrega 210 federações nacionais. O presidente da ITF, o norte-americano David Haggerty, eleito em 2015, manifestou enorme confiança no trabalho da Federação Portuguesa de Ténis, filiada na ITF desde 1925, ano da sua fundação, e que desde 2012 tem como presidente Vasco Costa.

“É uma enorme satisfação e orgulho poder afirmar que Portugal estará na rota de decisões muito importantes para o ténis a nível mundial. É uma conquista que nos confere muita responsabilidade, mas é, ao mesmo tempo, um sinal de um reconhecimento do nosso trabalho. Sei que estaremos à altura deste arrojado desafio que congrega todas as federações”, afirmou Vasco Costa, que se encontra em Orlando (Estados Unidos) a acompanhar os trabalhos da Assembleia Geral da ITF.

As boas relações internacionais e um conjunto de iniciativas organizadas em parceria com a ITF ao longo dos últimos anos, mereceram o respeito e credibilidade de um trabalho que agora tem os seus frutos ao mais alto nível em termos institucionais e que irá envolver diversas entidades.

A Assembleia Geral da Federação Internacional de Ténis está marcada para os dias 24, 25, 26 e 27 de setembro de 2019, em Lisboa, e um dos principais temas da agenda é a realização de eleições para a presidência e para o “Board” da ITF.

David Haggerty foi eleito em setembro de 2015, em Santiago do Chile, para um mandato de 4 anos, que irá terminar durante a Assembleia Geral em 2019, em Lisboa.

Em setembro, a Federação Portuguesa de Ténis irá promover uma conferência de imprensa, onde dará conta de todos os detalhes relacionados com a organização da Assembleia Geral da Federação Internacional.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com