Portugal-Polónia, 2-0: Nuno Borges alcança vitória épica que deixa triunfo na eliminatória à vista

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 4, 2022
Federação Portuguesa de Tènis/Miguel Pinto

Dia perfeito para Portugal! Nuno Borges somou uma épica vitória sobre Kamil Majchrzak para dar uma vantagem de 2-0 à Seleção Nacional no fim do primeiro dia de competição no playoff do Grupo Mundial na Taça Davis. O número 165 do ranking ATP alcançou um dos triunfos mais especiais da carreira ao bater o número um polaco neste embate, 75.º da hierarquia mundial masculina, com mos parciais 3-6, 6-4 e 6-3.

A estrear-se em singulares na Taça Davis, e logo no ‘seu’ Complexo de Ténis da Maia, Borges não podia ter entrado pior no encontro, uma vez que se viu a perder por 5-0 em pouco mais de 15 minutos. No entanto, o maiato, número 165 do Mundo, entrou finalmente no encontro e já se aproximou mesmo no primeiro set, sendo que até teve pontos de break para fazer o 4-5. Certo é que tudo mudou daí para a frente e o equilíbrio instalou-se.

Mesmo a elevar o nível de jogo, Borges viu-se a perder por 3-2, com break de desvantagem no segundo set, ainda para mais diante do 75.º do ranking ATP. No entanto, nunca virou a cara à luta e operou uma reviravolta sensacional para equilibrar as contas do duelo. Com a tensão a aumentar, Borges manteve o pé no acelerador e quebrou para fazer o 4-2. Majchrzak ainda reduziu para 4-3, mas o maiato tinha mais um break na manga para depois selar o destino numa vitória verdadeiramente emocionante.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.