Portugal-Geórgia, 1-0: Murta deixa Portugal à beira da subida com vitória fantástica

Por José Morgado - Abril 15, 2023
Ines Murta
FOTO: Sara Falccão/FPT

Inês Murta, número 695 do ranking mundial e a fazer um bom início de temporada — já com duas finais no circuito ITF — colocou este sábado Portugal a ganhar por 1-0 no decisivo playoff de subida ao Grupo I da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup, que decorre no complexo de ténis do Jamor, em Oeiras.

A tenista de Vila Real de Santo António confirmou o bom momento de forma para derrotar em dois sets a georgiana Sofia Shapatava, número 494 da hierarquia feminina, por 6-3 e 7-6(5), num encontro que se resolveu em 1h40 e que até poderia ter sido fechado mais cedo, já que a portuguesa serviu duas vezes (a 5-4 e a 6-5) para fechar minutos antes.

Agora, Francisca Jorge tem o primeiro ‘match point’ para Portugal na prova: defronta a número um forasteira Ekaterina Gorgodze para tentar selar desde já a subida nacional.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt