Portugal em rota de colisão com a Grécia de Sakkari na Billie Jean King Cup
A seleção portuguesa ficou a conhecer este domingo a sua sorte no Grupo II da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup, que a Federação Portuguesa de Ténis está a organizar no complexo de ténis do Jamor. A equipa lusa encara a Grécia — liderada por Maria Sakkari –, Malta, Bósnia e Israel na fase de grupos. Caso fique num dos dois primeiros lugares, discute no sábado a subida de divisão com as equipas que saírem do outro grupo, composto do Lituânia, Estónia, Geórgia, Islândia, África do Sul e Kosovo.
Francisca Jorge (número 303 do ranking WTA) é a jogadora mais cotada da seleção portuguesa e abordou com entusiasmo uma semana inédita: “Ter a oportunidade de jogar em casa é muito especial. Já senti isso nos torneios internacionais que joguei, mas aqui será completamente diferente porque é uma prova por seleções e o ambiente será ainda mais entusiasmante. Temos uma equipa bastante jovem e unida, damo-nos todas muito bem e conhecemo-nos cada vez melhor. Vai sem dúvida ser uma boa semana e vamos dar tudo para deixarmos o Jamor e os portugueses orgulhosos por nos verem a jogar em casa.”
Apesar de ser a número um nacional e também a mais experiente, a vimaranense de 22 anos colocou-se no mesmo patamar que as colegas de seleção: “Somos todas as número um da equipa e estamos juntas como uma família por isso vamos dar o nosso melhor.”
A irmã mais nova, Matilde Jorge (628.ª WTA e com o 19.º aniversário celebrado na sexta-feira), é a outra jogadora que atuar ‘duplamente em casa’, pois tem o Complexo de Ténis do Jamor como local de treinos habitual: “Já estou aqui há cerca de três anos e vai ser muito bom jogarmos neste palco porque temos a vantagem de já conhecermos o ambiente. Esperamos ter o apoio do público para ser uma grande semana.”
Para além das irmãs vimaranenses, também a algarvia Inês Murta — que é a mais velha da equipa (25 anos) e atual número 682 WTA — já conhece a sensação de representar Portugal na Billie Jean King Cup by Gainbridge.
O primeiro encontro de Portugal é já esta segunda-feira diante de Israel. Arranca às 11 horas no Centralito do Jamor.