Portugal derrota Irlanda no par decisivo rumo à final do Grupo 3 da BJK Cup

Por José Morgado - Julho 8, 2022
irmas-jorge
Foto: Sara Falcão/FPT

A seleção portuguesa da Billie Jean King Cup colocou-se esta sexta-feira a apenas um passo do objetivo, ao qualificar-se para a final do Grupo 3 da prova, que continua a decorrer em Skopje, na Macedónia. As comandadas de Neuza Silva derrotaram nas meias-finais a seleção da Irlanda, por 2-1, num duelo apenas resolvido no encontro de pares.

Matilde Jorge (674.ª WTA) começou por ser surpreendida por Caragh Courtney (sem ranking), por 6-3, 4-6 e 7-6(2), numa batalha de 2h25, mas Francisca Jorge (377.ª) impôs o seu favoritismo diante de Celine Simunyu, por 6-1 e 6-0, em apenas de uma hora. No par decisivo, as manas que têm jogado e vencido muito juntas nas últimas temporadas arrasaram com uma bicicleta Shauna Heffernan e Kate Gardiner, por 6-0 e 6-0.

Para subir de divisão no sábado, Portugal terá de derrotar precisamente a anfitriã Macedónia, que derrotou o Kosovo na outra meia-final.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt