Portugal 3-0 Israel: Sousa e Elias vencem par emocionante e dão vitória a Portugal na eliminatória
João Sousa e Gastão Elias deram este sábado à noite o terceiro e decisivo ponto a Portugal que, assim, vence a primeira ronda do Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis frente a Israel. No encontro de pares, e depois de Sousa e Elias terem ganho os respetivos duelos de singulares esta sexta-feira, os dois melhores lusos da atualidade carimbaram o triunfo para Portugal, fixando o resultado em 3-0, rumo à segunda eliminatória.
Num encontro pautado pelo equilíbrio e muita emoção, João Sousa e Gastão Elias superaram em cinco partidas os israelitas Dudi Sela e Jonathan Erlich, número 49 do ranking mundial de pares, pelos parciais de 7-5, 6-7, 4-6, 6-2 e 6-4, ao cabo de 4h11 de duração.
Depois de terem estado em desvantagem por dois sets a um e ainda por 0-2 na quarta partida, os jogadores portugueses colocaram o pé no acelerador e, com o estádio ao rubro, alinharam seis jogos consecutivos para empurrar o compromisso para uma quinta e decisiva partida.
No quinto e último parcial, Sousa e Elias conseguiram mostrar-se superiores na ponta final, festejando seguidamente a vitória com o público português presente no estádio do CIF, com Sousa a agradecer o apoio. “O vosso apoio hoje aqui foi digno de toda uma nação! Obrigado por esta vitória!”, referiu Sousa em court.
Com este triunfo, Portugal está na segunda ronda do Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis, na qual tem pela frente a seleção da Ucrânia, entre 7 e 9 de abril e a disputar-se em Portugal.