Portugal 1-2 Áustria: Com estes guerreiros ainda dá para sonhar
João Sousa e Gastão Elias, habituais parceiros de pares na Taça Davis, foram este sábado derrotados no encontro de pares alusivo à eliminatória diante da Áustria, a contar para a primeira ronda do Grupo I da zona euro-africana. O par português iniciou o compromisso muito bem, mas acabou por ceder frente a Dominic Thiem e Alexander Peya, deixando a Áustria com uma vantagem de 2-1.
Com o pavilhão do Vitória Sport Clube ao rubro e num encontro em que o público desempenhou muito bem o seu papel, os dois melhores jogadores portugueses da atualidade cederam em cinco partidas, por 7-6(6), 7-6(4), 1-6, 3-6 e 4-6, ao cabo de 3h48. Sousa e Elias ainda salvaram três match points a 4-5 da quinta partida, mas não conseguiram inverter o resultado.
Depois de dois primeiros sets em que controlou grande parte das trocas de bola, tanto no fundo do court como na rede, a equipa portuguesa acabou por acumular erros diretos que atraiçoaram a sua prestação. Os índices de confiança de Sousa e Elias começaram a descer e os austríacos terminaram o embate a dominar totalmente as incidências do encontro.
Com esta derrota no embate de pares, Portugal precisa de ganhar os dois encontros de singulares deste domingo para não perder a eliminatória. João Sousa vai medir forças com Dominic Thiem, 14.º ATP, às 12 horas, ao passo que Gastão Elias tem encontro marcado com o austríaco Gerald Melzer.