Polémica: Swiatek ganha ponto em que a bola bate (claramente) duas vezes no court e Navarro é impedida de pedir o VAR

Por José Morgado - Janeiro 22, 2025

A polaca Iga Świątek venceu facilmente a norte-americana Emma Navarro a caminho das meias-finais do Australian Open, mas o segundo set — que foi muito mais equilibrado do que aquilo que indica o parcial — ficou marcado por um momento polémico em que a Swiatek ganha o quinto jogo (para 3-2) com um ponto que deveria ter perdido. A bola bateu duas vezes do lado da polaca, que prosseguiu e ganhou o ponto e a árbitro de cadeira Eva Asderaki não só não identificou o duplo ressalto como não permitiu a Navarro que pedisse a vídeo-arbitragem, que neste caso… acabaria com todas as dúvidas.

A regra do VAR diz que uma jogadora tem de parar o ponto imediatamente numa situação de dúvida, mas Navarro só pediu a verificação no final do ponto. Asderaki seguiu o protocolo, recusou-lhe o pedido e o ponto (e o jogo de serviço) foi ganho por quem deveria ter perdido…

Swiatek despacha Navarro e chega às meias-finais com apenas 14 (!) jogos perdidos

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com