Pliskova regressa a uma final WTA dois anos e meio depois

Por José Morgado - Fevereiro 10, 2024

Karolina Pliskova, ex-número um do Mundo e caída para o seu pior ranking em mais de uma década — 78.ª WTA –, garantiu este sábado o seu regresso às finais no circuito principal em singulares, ao aceder ao duelo de discussão do título no WTA 250 de Cluj, na Roménia, onde é a desde o início a tenista com melhor currículo da competição.

A antiga finalista de Wimbledon e do US Open derrotou a britânica Harriet Dart, 102.ª WTA, por 6-3 e 6-3, em 1h22, para garantir uma vaga na sua primeira final desde agosto… de 2021, quando foi vice-campeã do WTA 1000 de Montreal. A checa, que está na sua 33.ª final e procura um 17.º título, não ganha qualquer troféu há mais de quatro anos. O último foi em janeiro de 2020, em Brisbane, ainda antes… pandemia!

Na final, Pliskova será desafiada por uma tenista da casa: Ana Bogdan, número 65 do Mundo, que venceu um duelo cem por cento romeno diante da mais jovem Jaqueline Christian, 81.ª WTA, por 6-3, 3-6 e 6-4, em quase três horas de duelo. Em quatro edições deste torneio, é a terceira vez que uma tenista da casa chega à final, depois de Simona Halep em 2021 e Elena Gabriela Ruse em 2023. As duas anteriores… perderam. Pliskova comanda o confronto direto diante de Bogdan por 3-0.

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt