Petra Kvitova atinge terceira final de Grand Slam da carreira, primeira da sua ‘segunda vida’

Por José Morgado - Janeiro 24, 2019

Há dois anos, Petra Kvitova estava a lutar pela sobrevivência da sua carreira, depois de ser esfaqueada na mão esquerda — a sua dominante — na própria casa. Esta quinta-feira, confirmou o seu grande momento de forma para se qualificar pela primeira vez para a final do Australian Open. É a terceira final de Grand Slam da carreira da checa, que venceu as suas duas anteriores, em Wimbledon 2011 e 2014.

Num encontro arbitrado pelo português Carlos Ramos, que teve algum trabalho com a antiga bicampeã nacional universitária dos Estados Unidos, Kvitova teve alguns problemas em encontrar o seu ritmo, mas recuperou de break abaixo no primeiro set para derrotar Collins por 7-6(2) e 6-0, em 1h33, dominando completamente o encontro com ténis fabuloso a partir do tie-break. O teto foi fechado a 4-4 no primeiro set devido ao calor extremo, o que também não ajudou a ‘causa’ da norte-americana.

Kvitova vai defrontar Naomi Osaka ou Karolina Pliskova na final do Australian Open, em busca de um terceiro título do Grand Slam e da inédita liderança do ranking mundial. Na pior das hipóteses, terminará a semana no segundo posto do ranking e como vice-campeã.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/AustralianOpen/status/1088288366955765761

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt