Pedro Sousa e Gonçalo Oliveira caem na estreia em Itália
Pedro Sousa, atual 846.º da hierarquia mundial, e Gonçalo Oliveira, número 857 da tabela classificativa, foram eliminados este domingo na primeira ronda da fase de qualificação do XIII Venice Challenge Save Cup 2015, prova de categoria ATP Challenger Tour disputada na cidade de Veneza, em Itália, e dotada de mais de 42 mil euros em prémios monetários.
À procura do seu melhor ténis depois de uma descida abrupta no ranking devido a uma lesão no pulso esquerdo, Sousa, de 27 anos, não resistiu ao tenista francês Calvin Hemery, número 413 mundial, e cedeu pelos equilibrados parciais de 7-6(5), 4-6 e 6-4, num encontro que teve a duração de 2h26 e no qual o lisboeta dispôs de 18 pontos de break (converteu sete).
Já Gonçalo Oliveira, que jogou o qualifying do torneio de Genebra, no qual o número um português João Sousa foi finalista na semana passada, sofreu uma derrota com parciais mais convincentes. O jovem jogador português de 20 anos caiu às mãos do mais cotado austríaco Dennis Novak, segundo pré-designado da qualificação e 241.º ATP, por 6-2 e 6-1, em curtos 49 minutos.
Apesar das derrotas dos dois tenistas nacionais na fase de qualificação da prova, Gastão Elias, número dois português e 152.º da hierarquia mundial, está no quadro principal do torneio transalpino. O jogador natural da Lourinhã, sétimo cabeça-de-série, defronta na ronda inaugural o croata Mate Delic, número 266 da tabela masculina.