Pedro Sousa conquista em Braga quarto título Challenger da carreira

Campeão português… em Portugal. Pedro Sousa, número três nacional e 144.º do ranking ATP, sagrou-se este domingo o grande vencedor do novíssimo torneio de Braga, dotado de 43 mil euros em prémios monetários e realizado sobre terra batida, e conquistou pela primeira vez na sua carreira um título challenger em Portugal.

Num encontro com três sets bastante distintos, Sousa bateu o jovem promissor norueguês Casper Ruud, de 19 anos e 174.º ATP, pelos parciais de 6-0 e 3-6 e 6-3. O jogador português liderou por 6-0 e 2-0, mas baixou o nível de jogo e viu Ruud encostar no marcador e equilibrar o embate.

Este é o quarto título challenger do currículo de Pedro Sousa, que já acumula 13 troféus de campeão no circuito profissional se contabilizarmos as provas de nível future. Em 2017, na época transata, o lisboeta de 29 anos sagrou-se campeão das provas challenger de Como e Francavilla, em Itália, e Liberec, na República Checa. É também o segundo jogador português a conquistar um título Challenger em Portugal, depois de João Sousa ter singrado em Guimarães, em 2013.

Com este triunfo, Pedro Sousa deverá reentrar no lote dos 130 primeiros da hierarquia já esta segunda-feira, num ranking em que já esteve bem perto do top 100 ATP, quando atingiu o 102.º posto em setembro de 2017.

Foto: Braga Cidade Europeia do Desporto 2018