Paul elogia Alcaraz: «Consegue fazer tudo em court, é rapidíssimo»

Por Rodrigo Caldeira - Janeiro 23, 2026
tommy-paul

Tommy Paul (20.º) não precisou de passar muito tempo em court para seguir em frente para os oitavos de final do Open da Austrália 2026, onde irá defrontar Carlos Alcaraz. O tenista norte-americano qualificou-se para a ronda seguinte depois de vencer em dois sets rápidos frente a Alejandro Davidovich, que não conseguiu continuar em prova.

Momentos depois, Tommy Paul falou aos meios de comunicação numa conferência de imprensa, na qual foi sincero sobre a estratégia que irá seguir para enfrentar Carlos Alcaraz nos oitavos de final do Open da Austrália 2026. Além disso, o norte-americano falou sobre as qualidades do tenista espanhol.

ANÁLISE A ALCARAZ 

É sempre um confronto interessante. Jogar contra o Carlos é sempre um grande desafio, ele consegue realmente fazer tudo em court. É rapidíssimo. É o padrão que todos tentam alcançar neste momento. É preciso encarar o jogo com entusiasmo, estar preparado, dar o melhor de nós e acreditar em nós próprios. É isso que levo comigo sempre que jogo contra o Carlos. Acredito que posso ganhar sempre que entro em campo. Sem isso, entra-se sem qualquer propósito. Estou acima de tudo entusiasmado com este confronto. Como disse, tenho jogado um ténis excelente ao longo do torneio. Esperemos que possamos continuar assim e melhorar ainda mais.

ALTERAÇÕES NO SEU JOGO 

Na verdade, não. Definimos um plano de jogo que parecia o mais adequado contra ele. Contra o Carlos, tudo passa pela execução. Não se podem cometer muitos erros. Para mim, o plano de jogo é esse: executar. Tenho de servir bem, subir à rede, ser agressivo. Tenho de tentar jogar à minha maneira o máximo possível.

CALOR DE MELBOURNE 

Nem sempre é muito divertido jogar com estas temperaturas. Tenho um pouco de pena de alguns jogadores. Ouvi dizer que vão fechar o teto do court principal, talvez apenas para garantir que os jogos se realizem. Não tenho a certeza de qual é exatamente a regra do calor. Tenho quase a certeza de que, se ultrapassar uma determinada temperatura, retiram as pessoas do campo. Espero que consigam jogar todos os encontros amanhã. Eu estarei no campo de treinos, por isso vou passar mais algum tempo no torneio.

Apaixonado por desporto no geral, o ténis teve sempre presente no topo da hierarquia. Mas foi precisamente depois de assistir à épica meia-final de Wimbledon em 2019 entre Roger Federer e Rafael Nadal, que me apaixonei e comecei a acompanhar de perto este fabuloso desporto. Atualmente a estudar Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa.