Paul Annacone: «Estive três anos e meio a tentar resolver o problema de Federer com Nadal»

Por admin - 24 Abril, 2017

Paul Annacone, treinador de Roger Federer entre 2010 e 2013, confirmou em entrevista à Sports Illustrated que a questão “Rafael Nadal” esteve sempre muito presente durante a sua colaboração com o suíço.

Instado a comentar as recentes vitórias de Federer sobre Rafael Nadal na Austrália, Indian Wells e Miami, Annacone não tem dúvidas em afirmar que são notórias as melhorias no jogo do seu ex-pupilo. “Vimos um Federer mais agressivo, também nos pontos mais longos, devido à sua fantástica esquerda. Isto é excelente, porque estive cerca de três anos e meio a tentar resolver o problema dele com o Rafa”, ironizou.

“E não era um problema qualquer, Rafa é um tremendo competidor com uma grande margem nas suas pancadas, assim quando aumenta a pressão, ele utiliza essa margem para ter mais alguma segurança, o que, aliado ao seu atleticismo, permite-lhe disputar pontos mais longos”, explica Annacone, analisando o jogo do espanhol. O ex-treinador do suíço complementa esta ideia, adiantando que este tipo de jogo de Nadal criava imensas dificuldades ao estilo adotado por Federer.

Por fim, relativamente à final disputada entre ambos no Open da Austrália, Annacone acredita que agora o suíço está com a confiança ao máximo para enfrentar qualquer desafio. “De repente quando vejo que o Roger estava a perder 3-1 no quinto set e mesmo assim era capaz de jogar um ténis espetacular, tirando muitas vezes Rafa do court, vi que aquilo foi como um novo despertar para ele”.