This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Pai de Djokovic ao lado de apoiantes de Putin: «Longa vida à Rússia»
Srdjan Djokovic, o polémico pai de Novak Djokovic, um dos melhores jogadores de ténis de todos os tempos e figura máxima do seu país, está envolvido em mais uma grande polémica. O sérvio foi filmado esta quarta-feira ao final da noite juntamente com apoiantes de Vladimir Putin, que utilizaram o encontro dos quartos-de-final entre Djokovic e o russo Andrey Rublev para passarem uma mensagem política de apoio ao líder russo e à invasão da Ucrânia que este lidera desde fevereiro de 2022.
Apesar de as bandeiras russas estarem banidas de Melbourne Park, tal como o símbolo ‘Z’ de apoio ao exército russo e à invasão à Ucrânia, manifestantes pro-Putin não só entraram no recinto como gritaram a bons pulmões “Sérvia”, “Rússia” e “Putin”. No vídeo, publicado num canal de Youtube pro-Putin, pode ouvir-se o pai do 21 vezes campeão de Grand Slam a dizer “Longa vida à Rússia”, antes de abandonar o local.
https://www.youtube.com/watch?v=1MCPYdm8kZM&feature=youtu.be
This is…quite a mess for the #AusOpen, to say the least.
Srdjan Djokovic posing with the pro-Putin rally last night just outside Rod Laver Arena.
The levels of security breakdowns that allowed for this are staggering.
Story/video via @jamesgraysport:https://t.co/L4gtaKKNP6 pic.twitter.com/qnOx3MGYqB
— Ben Rothenberg (@BenRothenberg) January 26, 2023
A polícia australiana anunciou nas últimas horas ter interrogado quatro homens sobre as bandeiras, tshirts [uma delas com o famoso ‘Z’ de apoio ao exército russo] e cânticos dos homens, que terão ainda ameaçado a equipa de seguranças do Australian Open quando estes tentaram demovê-los de tais atitudes. O momento em que os seguranças tenta expulsar os manifestantes é igualmente reportado no vídeo.
https://bolamarela.pt/videos-fas-gritam-pela-russia-e-por-putin-apos-encontro-de-djokovic/
Djokovic, recorde-se, foi um dos primeiros jogadores a procurar ajudar os tenistas ucranianos que foram para a linha da frente no combate à invasão russa.
Tennis Austrália aconselha jogadores sobre a situação
Entretanto, a Tennis Australia reagiu a toda esta polémica nas últimas horas, assegurando ter aconselhado os jogadores e as suas equipas a serem cautelosos com qualquer tipo de associação a manifestantes, recordando que as bandeiras e adereços russos e bielorrussos permanecem banidos, mesmo que haja a possibilidade de alguns jogadores desses países (a competirem com bandeira neutra em Melbourne) chegarem à final da prova.
- Categorias:
- Australian Open 2023