Outra promessa francesa? Mpetshi Perricard vence primeiro Challenger aos 19 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 18, 2023

O ténis francês atravessa um momento de clara passagem de testemunho para a nova geração. Luca Van Assche e Arthur Fils, ambos de 18 anos, vão dando sinais muito promissores e tanto já conquistaram torneios Challenger como já vão deixando também a sua marca com triunfos notáveis no ATP Tour. Mas há um outro francês do mesmo grupo que se quer juntar ao clube.

Falamos de Giovanni Mpetshi Perricard que, aos 19 anos, venceu o seu primeiro Challenger da carreira. O título chegou em Leon, no México, derrotando o argentino Juan Pablo Ficovich em três tie-breaks, com os parciais 6-7(5), 7-6(6) e 7-6(3). Esta caminhada deixa-o, para já, no 229.º posto do ranking ATP, isto depois de ter ganho Roland Garros em juniores na variante de pares em 2021 e de ter perdido nas ‘meias’ precisamente para Fils em singulares.

Será que está aqui mais um nome para seguirmos bem de perto? Pelo menos em Roland Garros certamente já o vamos ver como candidato a receber um wild card para o quadro principal ou a jogar o qualifying.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt